DICAS E NOTÍCIAS DE SAÚDE
Notícia - Café: afinal, a bebida faz bem ou faz mal? Café: afinal, a bebida faz bem ou faz mal?

O grão de café, símbolo da economia brasileira durante muito tempo, é responsável por dar origem à bebida de aroma irresistível que faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. Mas afinal, o consumo de café é bom ou ruim para o nosso corpo?

Até o momento, o café é reconhecido como um vilão, pois devido ao alto teor de cafeína, seu consumo relaciona-se a quadros de irritabilidade, agitação, dependência, alteração de humor, gastrite, etc. Porém, estudos recentes caminham no sentido contrário e tentam provar que o consumo desta bebida tem pontos positivos que nem podíamos imaginar:

• Reduz o risco de doenças como mal de Alzheimer e outras demências, pois melhora o poder de concentração e memória;

• Não eleva o risco de doenças cardiovasculares e pressão alta;

• Possui substâncias antioxidantes (combatem o envelhecimento das células), além de vitaminas e minerais como potássio, fósforo e magnésio;

• Reduz o risco de desenvolvimento de câncer e diabetes tipo 2;

No entanto, existem diferenças entre os grãos. Por exemplo, grãos da espécie arábica possuem metade da cafeína encontrada nos grãos do tipo robusta.

O café descafeinado é um assunto polêmico. Desenvolvido pelas indústrias, esse tipo de café possui o mesmo aroma, sabor e textura do café comum, porém menor teor de cafeína. Alguns estudos questionam os reais benefícios desta bebida, pois sugerem que esse tipo de café aumenta os níveis de colesterol ruim no sangue, elevando, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares.

Alguns cuidados são importantes na hora do preparo:

• Não utilize água fervente, mas sim água bem quente;

• Não reutilize o pó de café;

• Não reaqueça a bebida, ela é muito mais saborosa quando consumida logo após o preparo;

• Prefira o consumo na forma pura. Se for adoçar, utilize adoçante em vez de açúcar refinado.

Se este informativo te deixou com vontade de tomar um cafezinho, lembre-se que apesar de tantos prós e contras, é importante que o consumo da bebida seja equilibrado.

Quatro xícaras de café por dia não trazem nenhum malefício à saúde.


Fonte: oqueeutenho.uol.com.br




<< Índice de notícias
 
Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - San Genaro Farmácia de Manipulação