DICAS E NOTÍCIAS DE SAÚDE
Notícia - Ressecamento gera unhas quebradiças Ressecamento gera unhas quebradiças

Unhas fracas, quebradiças, que lascam com facilidade? Cuidado! Isso pode ser um sinal de que algo vai mal na sua saúde. ''Unha fraca pode significar problemas na tireóide ou falta de algum nutriente no organismo, como o ferro'', explica o dermatologista do Hospital Sírio Libanês Guilherme de Almeida. Outro fator preponderante que influenciará na qualidade da unha é a genética, de acordo com Almeida.

Mas não é por que você herdou o problema que terá de conviver com ele, certo? Em primeiro lugar, é preciso entender de que é formada a unha. ''Assim como o cabelo e a pele, a unha é formada de proteína (queratina e colágeno)'', explica a nutricionista e especialista em clínica funcional Daniela Jobst. Por isso, segundo ela, é que pessoas que fazem dietas rigorosas, que levam à perda da massa muscular, apresentam como conseqüência, queda de cabelo, ressecamento da pele ou unhas fracas.

Como tudo na vida, Guilherme de Almeida complementa que a unha também nasce e morre. ''Aquela parte branca da unha, que se parece uma lua, é a parte viva dela. Por isso, é preciso protegê-la'', diz.

Somente por meio de exames clínicos é possível detectar se a fraqueza das unhas é reflexo da falta de algum nutriente no organismo. Mas, tanto por dentro como por fora, pode-se dar uma forcinha.

Geralmente as unhas se quebram ou lascam por excesso de ressecamento. A queratina é a responsável pela oleosidade natural, beleza e força da unha, além de outros nutrientes, como o ferro e o silício (muito encontrado nas oleaginosas, como nozes e castanhas). O primeiro passo, então, é dar mais qualidade à alimentação. Gente saudável tem peles, cabelos e unhas mais bonitos.

Mas não adianta caprichar na alimentação se o organismo não aproveita. ''É preciso tratar da saúde. Quem tem problemas no intestino, por exemplo, não consegue aproveitar os nutrientes de maneira suficiente'', explica. Isso porque é no intestino que os nutrientes são captados para o corpo. O que não se aproveita sai em forma de fezes. Dessa forma, seu organismo vai mal, ele não aproveitará de maneira eficiente daquilo o que corpo precisa. Então, não adianta consumir comida saudável, cujos nutrientes não serão aproveitados.

Há ainda alimentos que podem piorar o ressecamento da unha. ''Quem sofre de hipotireoidismo (deficiência da glândula tireóide), por exemplo, não deve comer alimentos do grupo das crucíferas, como brócoli, couve-flor e repolho, que contêm enzimas que são prejudiciais a quem tem esse problema'', diz.

Por fora, deve-se hidratar a unha, segundo Guilherme de Almeida. Lavou a louça? Hidratante nelas. Almeida recomenda as películas de silicone para protegê-las especialmente nesta época mais fria do ano.

O segundo passo é tomar cuidado no salão de beleza. O dermatologista explica que gente que pinta muito as unhas com os esmaltes com cores da moda não sabe o mal que fazem. ''Muito mais do que os esmaltes, que por si só contêm substâncias químicas prejudiciais, os removedores, devido à sua química excessiva, prejudicam muito as unhas'', explica.

O dermatologista salienta que a vaidade feminina de querer ter uma unha bem feita deve ser bem dosada. ''A maioria das mulheres acredita que a cutícula deve ser bem tirada. Mas a cutícula existe justamente para proteger a unha'', conta.

O correto, de acordo com ele, seria não tirar a cutícula, mas apenas afastá-la com delicadeza. Mãos e pés corretamente feitos seriam aqueles com unhas bem cortadas (curtas, preferencialmente), lixadas e só. A mesma regra vale para homens e mulheres.

Se é difícil deixar de ir à manicure e pedicure, é só orientá-las a não retirar a cutícula tão profundamente, ''para não torná-las passaporte de entrada para elementos que possam prejudicá-las'', como os produtos químicos e fungos.


Fonte: Folha de Londrina - PR




<< Índice de notícias
 
Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - San Genaro Farmácia de Manipulação