CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS
Notícia - Chia Chia
Uma verdadeira aliada da saúde



Muito consumidas por civilizações antigas, as sementes de chia são originárias da planta Salvia hispanica – encontrada no sul do México, e na época eram utilizadas como suplemento alimentar para quem precisava renovar a resistência, energia e força para resistir ao calor intenso e a escassez de água e alimentos.

Hoje em dia, entre outros produtos naturais que contribuem com o emagrecimento e trazem inúmeros benefícios, a chia, é a nova queridinha do Brasil. A concentração e a diversidade de nutrientes tornam o grão um excelente aliado na redução dos riscos de problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão, além de contribuir na diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

FIBRAS: A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com o líquido no interior do estômago, formam uma espécie de “gel” que o dilata. Esse “gel” ainda aumenta o volume do bolo fecal, o que facilita a eliminação das fezes e melhora o funcionamento do intestino, além de auxiliar no tratamento e prevenção de diabetes, hipercolesterolemia e doenças do coração. A glicose (açúcar) e a gordura em excesso permanecem retidos da fibra, sendo eliminados através do bolo fecal.

PROTEÍNAS: Com elevado teor de proteína, apresenta boa digestibilidade e valor biológico. Portanto, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, complementando o fornecimento deste nutriente na dieta.

Pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, pois a proteína é um nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento saudáveis. Adeptos de atividades físicas também podem usufruir desses benefícios, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico.

VITAMINAS E MINERAIS: Boa fonte de vitaminas do complexo B (com maior destaque para a niacina e a tiamina) e minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre.

Como é rica em cálcio, se torna uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia e osteoporose. Para crianças e gestantes, o cálcio de suma importante na formação da massa óssea.

A semente possui ainda considerável teor de ferro, importante para o transporte de oxigênio, fortalecimento do sistema imunológico, produção de energia, desintoxicação hepática e formação de neurotransmissores.

ANTIOXIDANTES: Os radicais livres produzidos diariamente em nosso organismo, durante a respiração, digestão dos alimentos e exposição à poluição, podem danificar as células, causando envelhecimento precoce e até doenças como câncer. Os antioxidantes, encontrados em alimentos de origem vegetal (frutas, verduras, legumes e cereais integrais), são capazes de bloquear o efeito prejudicial dos radicais livres.

Os mais importantes antioxidantes encontrados nas sementes de chia são o ácido caféico e ácido clorogênico. Estudos indicam que o consumo de altos níveis de alimentos e bebidas ricos em compostos antioxidantes podem proteger contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

ÔMEGA 3: Nosso organismo necessita de equilíbrio entre a quantidade de ômega 3 e ômega 6 na dieta, pois cada um desempenha importantes funções em nossos organismo. Com nosso padrão alimentar atual, onde há maior consumo de alimentos fontes de ômega 6 (gordura animal e laticínios), observamos um aumento das doenças crônicas e inflamatórias. Estudos apontam que a falta de alimentos fontes de ômega 3 na dieta, promovendo desequilíbrio entre o teor destes ácidos graxos, é uma das principais causas desta disfunção. A semente de chia vem sendo apontada, até o momento, como a fonte de maior concentração de ômega 3.

A semente de chia é isenta de glúten, portanto pode ser utilizada por indivíduos que apresentam doença celíaca.


<<
Veja mais produtos em destaque
 
Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - San Genaro Farmácia de Manipulação